quinta-feira, 16 de julho de 2009

LASANHA DE AVEIA



PARA LASANHA
160g de farinha de aveia
40g de farinha de trigo
2 ovos

MODO DE PREPARO
Junte as farinhas em uma tigela. Faça uma cova no centro e acrescente os ovos e 2 colheres (sopa) de água. Misture bem os ingredientes e sove a massa até ficar lisa e uniforme. Abra a massa imediatamente no cilindro próprio para massa fresca na espessura Nº 5 ou em um rolo de macarrão na espessura de aproximadamente 2mm. Corte em retângulos de 15cm x 6,5cm.

PARA O MOLHO
3 kg de tomate italiano sem pele e sem sementes
5 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de azeite
Folhas de 1 ramo de manjericão lavadas
Sal a gosto

MODO DE PREPARO
Bata os tomates no liqüidificador formando um purê, coe e reserve. Frite levemente o alho no azeite, acrescente a polpa de tomate e o manjericão. Ao ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 2 horas, mexendo de vez em quando, ou até reduzir a 1/3 do volume total. Tempere e reserve.

PARA O RECHEIO
1 kg de berinjela em rodelas finas
1 kg de abobrinha em rodelas finas
1/4 de xícara (chá) de azeite (50 ml)
10 azeitonas chilenas picadas
250g de queijo mussarela ralado
Folhas de 4 ramos de tomilho picadas
Folhas de 2 ramos de alecrim picadas
Pimenta-do-reino recém moída
Sal a gosto

MODO DE PREPARO
Salpique um pouco de sal sobre as berinjelas e deixe sobre um grade por 30 minutos, com um peso em cima, para sair o amargor. Lave e reserve. Coloque as fatias de berinjela e de abobrinha em um refratário e tempere com o azeite, o tomilho, o alecrim, o sal e a pimenta. Aqueça bem uma frigideira grande e frite até ficarem douradas.

MONTAGEM
Espalhe uma camada de molho em um refratário retangular (20cm x 30cm). Disponha 4 fatias de massa e, por cima, coloque fatias de berinjela e abobrinha, azeitona e polvilhe um pouco de mussarela. Repita o mesmo processo até acabar os ingredientes, finalizando com o queijo mussarela. Leve ao forno, preaquecido, a 200°C por 25 minutos coberto com papel-alumínio. Retire o papel e asse por mais 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida.

# Caso não use a massa imediatamente, deixe secar bem em uma grade ou tela bem arejada por 24h e, depois, guarde em um recipiente vedado. Se quiser você pode fazer macarrão tipo “talharim” , depois de abrir a massa corte em tiras largas (aproximadamente 1cm). Cozinhe da mesma forma que a massa de lasanha.

Baixe a Receita em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.