quinta-feira, 16 de julho de 2009

LASANHA DE LEGUMES LIGHT


PARA O MOLHO DE QUEIJO
100g de ricota
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
Coloque a ricota e o leite desnatado no liqüidificador e bata em velocidade alta por 1 minuto ou até formar um molho cremoso. Retire a mistura do liqüidificador, tempere com sal e pimenta, acrescente a salsinha picada e mexa bem. Reserve.

PARA O MOLHO DE TOMATE
4 tomates maduros
1/2 cebola picada
2 colheres (chá) de orégano
4 colheres (chá) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
Retire a pele do tomate, corte em quatro e retire as sementes. Não enxague o tomate, a água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Numa panela média, coloque os tomates, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com o sal e pimenta-do-reino e acrescente o azeite. Reserve.

PARA A LASANHA
1 cenoura grande
1 abobrinha média
1 berinjela média

MODO DE PREPARO
Lave a cenoura. Com uma faca afiada, corte a cenoura ao meio. Retire uma fatia fina da lateral da cenoura. Apóie a cenoura sobre uma tábua com a lateral cortada voltada para baixo. Agora retire fatias de cada lado, transformando a cenoura em um retângulo. Corte o retângulo em fatias finas. Repita o procedimento com a outra metade da cenoura. Numa panela pequena, coloque 1/2 litro de água e leve ao fogo alto até ferver. Acrescente as fatias de cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do fogo e escorra a água. Reserve. Corte a abobrinha e a berinjela em fatias finas e numa frigideira grande, coloque os legumes para grelhar. Deixe 30 segundos de cada lado. Retire da grelha e reserve.

MONTAGEM
Numa travessa refratária, coloque uma camada de legumes. Uma camada de molho branco, outra camada de legumes e uma camada de molho de tomate. Repita o procedimento até terminar os legumes. Finalize com molho de tomate. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Decore com folhas de manjericão e sirva a seguir.


Baixe a Receita em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.