quinta-feira, 16 de julho de 2009

LASANHA DE RATATOUILLE













PARA A MASSA
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de leite
1/3 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de sal
2 ovos
5 litros de água
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO
Numa tigela, misture as farinhas e o sal. Faça um buraco no centro e acrescente os ovos levemente batidos, o leite e a água morna. Com as mãos, trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes secos aos poucos, até formar uma bola. Deixe a massa descansar por 10 minutos. Enfarinhe uma superfície lisa e abra a massa com um rolo até deixá-la com 2mm de espessura. Divida em retângulos de 10x5 cm. Numa panela grande, ferva 5 litros de água com 1 colher (sopa) de sal. Cozinhe cada um dos retângulos de massa por 2 minutos, retire e coloque sobre um pano úmido.

PARA A RATATOUILLE
4 tomates maduros
1 pimentão amarelo
2 abobrinha
2 berinjelas
2 dentes de alho
2 cebolas
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 1/2 xícara (chá) de queijo provolone ralado
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

MODO DE PREPARO
Faça um corte em X na base de cada tomate. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes. No liquidificador, bata 2 tomates e corte os outros 2 em cubinhos. Numa tábua, corte os pimentões e descarte as sementes. Corte as abobrinhas e as berinjelas em cubos de 1,5 cm. Descasque os dentes de alho e corte-os em metades. Pique as cebolas bem fininho ou passe pelo ralador. Numa tigela, misture o queijo parmesão com o provolone. Reserve.

Leve uma frigideira grande com 3 colheres (sopa) de azeite ao fogo médio. Refogue a cebola por 2 minutos e acrescente os dentes de alho. Refogue por mais 5 minutos e retire os dentes de alho. Junte os pimentões e deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione os cubos de berinjela e de abobrinha. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Coloque os cubos de tomate, tempere com sal e 1 pitada de pimenta-do-reino. Misture bem e desligue o fogo. Reserve.

MONTAGEM
Unte com o azeite restante um recipiente refratário de 25 x 35 cm. No recipiente, espalhe uma camada da ratatouille de legumes, polvilhe com um pouco da mistura de queijos. Por último, cubra com a massa. Repita o procedimento até terminar a massa. Regue com o tomate batido no liquidificador e polvilhe com os queijos. Leve ao forno por 15 minutos para gratinar. Sirva a seguir.

Baixe a Receita em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.