quinta-feira, 16 de julho de 2009

LASANHA DE RICOTA COM ESPINAFRE














PARA O MOLHO BRANCO
1 litro de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e noz-moscada moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO
Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, junte a farinha e misture muito bem. Deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo sempre. Adicione 1 copo de leite ao conteúdo da panela e misture bem. Em seguida, junte o restante do leite e continue misturando bem para não empelotar. Abaixe o fogo e mexa por 15 minutos. Tempere com sal, noz-moscada moída e desligue o fogo. O molho não deve ficar muito grosso.

PARA A LASANHA
250g de massa de lasanha fresca (1/2 pacote) *
200g de queijo parmesão ralado
500g de ricota
1 maço de espinafre
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Óleo de canola

* Se preferir poderá usar um pacote de lasanha pré-cozida.

MODO DE PREPARO
Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Quando ferver, regue com um fio de óleo. Coloque 3 folhas de lasanha por vez e deixe cozinhar na água fervente por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e transfira a massa cozida para uma tigela com água fria, para cessar o cozimento. A massa não ficará totalmente cozida, pois o cozimento será concluído no forno.Repita o procedimento com toda a massa. Deixe as folhas de massa dentro da tigela com água enquanto prepara os outros ingredientes.

Separe as folhas dos talos do espinafre. Lave as folhas muito bem sob água corrente e pique grosseiramente. Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos. Adicione o espinafre picado à panela, misture e deixe cozinhar por 7 minutos. Retire do fogo e escorra a água que se formou na panela. Junte a ricota ao refogado de espinafre. Com o auxílio de um garfo, misture bem esmagando a ricota.

Tempere com sal e noz-moscada moída. Para montar a lasanha, coloque uma concha de molho no fundo de um refratário retangular. Espalhe com uma colher. Em seguida, coloque uma camada de massa de lasanha por cima do molho. Espalhe um pouco do recheio de espinafre com ricota sobre a massa. Sobre o recheio, distribua mais uma concha do molho branco, sempre espalhando com uma colher. Polvilhe 1/3 do queijo parmesão ralado sobre o molho. Repita este procedimento mais duas vezes. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média) e deixe assar por cerca de 30 minutos, até o queijo derreter.

Baixe a Receita em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.