terça-feira, 1 de setembro de 2009

6 DIAS PARA O SEU SUCESSO PROFISSIONAL

1 - A ENTREVISTA
Se você tem uma conversa marcada com um Caça-Talentos (Headhunter), prepare-se para a abordagem que começa a tomar forma nesses encontros, a saber, procurar profissionais que saibam lidar com pessoas, que trabalhem com paixão e que tenham uma boa formação profissional.


Essa abordagem representa uma tendência em empresas que valorizam o relacionamento. É comum na entrevista surgir perguntas como: “Quem é você?” Com o intuito de descobrir que tipo de pessoa você é.

Os Caça-Talentos querem descobrir um profissional que tenha, não só vocação para o serviço, mas que goste do que faz. Diante dessa tendência, as dicas abaixo serão de grande ajuda para que o profissional possa se preparar para passar por esse obstáculo profissional.

DICAS
1. LEVANTE detalhes que mostrem suas habilidades, mesmo que pareçam banais. “Contar que morou em diversas cidades brasileiras pode ser uma experiência cultural importante”.

2. DIGA claramente o que quer. “Se você almeja um cargo de chefia, é melhor ser claro, ou os dois lados terão problemas mais tarde”.

3. DESTAQUE o faz de melhor. “Se você quer ser empregável, use seus verbos mais poderosos: Eu crio, Eu planejo, Eu analiso”.

4. VISTA uma roupa adequada, discreta, que leve em conta seu estilo e o lugar em que você vai trabalhar, e que o deixe seguro e à vontade.

5. INFORME-SE sobre a empresa. Isso demonstra interesse e ajuda a falar sobre situações reais. “Mostre que conhece os valores da empresa durante a entrevista”.

6. PERGUNTE sobre a empresa e o cargo. “Descubra se esse é o lugar que vai valorizar suas competências”.

7. NEGOCIE salário e bônus no final, quando você ouvir a proposta da empresa. Peça um tempo para pensar e não se intimide em dizer o que estava planejando. Essa é a hora. No final, peça uma proposta por escrito, com tudo o que foi acertado.

GLOSSÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.