quarta-feira, 2 de setembro de 2009

6 DIAS PARA O SEU SUCESSO PROFISSIONAL

2 - O CURRÍCULO
Deixe seu currículo sempre à mão e complete-o a cada vez que concluir um projeto importante ou mudar de função. Um bom currículo mostra o que interessa para a vaga em questão e deixa claro resultados palpáveis. Tudo isso com um texto objetivo. Os avaliadores dedicam 40 segundos à sua leitura. Se você mostrar que tem as qualidades para o cargo, terá a chance de ser entrevistado. O currículo é uma peça de marketing.

DICAS
8. APRESENTE-SE no cabeçalho no alto da página apenas com nome, endereço, telefone e e-mail.

9. ESCREVA que área almeja no item Objetivo. Alguns entrevistadores preferem currículos com essa definição. O melhor é apontar algumas áreas que o deixariam satisfeito e dar mais detalhes na entrevista.

10. RESUMA no Sumário, sua experiência com área, cargo recente, competências e pontos fortes. Inglês fluente entra aqui.

11. MOSTRE as cinco últimas empresas por que passou e coloque data de entrada e saída. Escreva seus melhores resultados em cada uma.

12. ORGANIZE sua Experiência Profissional de forma cronológica ou funcional, que privilegia habilidades em vez de datas e serve para destacar suas realizações.

13. CITE a faculdade, cursos de pós-graduação e especializações de peso no item Formação. Se não tiver formação acadêmica, exclua esse item.

14. ACRESCENTE cursos importantes, que não se encaixem no item 13, em Outros Cursos.

15. DESCREVA em Experiência Internacional, cursos e projetos no exterior, experiências de trabalho e viagens. Se não tiver nenhuma experiência internacional, exclua esse item.

16. LISTE no item Idiomas somente o que realmente sabe sobre cada língua, pois, isso será testado mais tarde. Se não tiver domínio de nenhum idioma, exclua esse item.

17. INCLUA em, Informações Adicionais, hobbies, filhos e esportes. Esse item faz diferença para alguns headhunters.

18. FALE MAIS sobre você e o que sabe do mercado na carta de apresentação. Tudo em 20 linhas e peça uma entrevista no final.

19. DÊ UM JEITO de entregar o currículo em mãos. “Não faça mala-direta, troque palavras com quem vai ler seu currículo”.

GLOSSÁRIO



Modelo de Currículo Profissional (Exemplo)

Modelo de Currículo Profissional (Download)
Como elaborar um currículo sem experiência profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.