quinta-feira, 3 de setembro de 2009

6 DIAS PARA O SEU SUCESSO PROFISSIONAL

3 - AUTOCONHECIMENTO
Autoconhecimento tem tudo a ver com empregabilidade hoje. Quem conhece a si mesmo e o que quer, tem mais chances de encontrar um emprego no qual possa se desenvolver e ser feliz consegue equilibrar melhor o trabalho e a vida pessoal e estabelece um projeto de vida claro. Tudo isso diz que valores um profissional vai trazer para dentro da empresa, ajuda a identificar suas paixões e o que faz bem para você são as bases da empregabilidade. Assim pode-se entender qual a contribuição o profissional pode dar à empresa e tirar vantagens disso.

DICAS
20. APROVEITE ao máximo se sua empresa oferece programas de coaching, mentoring, assessment e afins. “O coach tem técnicas que vão ajudá-lo a mapear sua personalidade, saber quem é, onde está e para onde quer ir”.

21. ESCOLHA alguém com que tenha empatia e respeito para ser seu coach. É importante que seja culto, experiente e bom na competência que você precisa desenvolver.

22. ESCREVA sua biografia. “É um ótimo exercício de autoconhecimento”.

23. PROJETE o futuro. Escreva uma e-mail contando sobre os últimos anos de sua vida para um amigo hipotético que você encontrou na rua, em 2019.

24. FALE com seu chefe sobre possibilidades e planos, ele é seu coach natural.

25. ANALISE novamente seu currículo depois de tudo isso e reflita sobre sua carreira.

26. INVISTA em saúde mental e física. “Exercício físico contribui para o bem-estar psíquico”. Se você perdeu o emprego, praticar um esporte que o leve a relaxar será de grande proveito para sua saúde. Além disso, a maioria das empresas se preocupa em saber como vai a saúde dos candidatos durante a seleção.

GLOSSÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.