quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CUIDADO COM A DIETA!!!


Alimentos "light" enganam a fome e a dieta

Enganar a fome vira quase uma gincana na rotina de que decide emagrecer. O estômago aperta nas horas mais inconvenientes e as dúvidas começam a atormentar:

O que comer sem prejudicar dieta?
E em que quantidades?
Ou é melhor segurar a fome e esperar até a próxima refeição?


A nutricionista Vivian Goldberger reforça a importância dos lanchinhos. Mas a especialista faz questão de reforçar o cuidado com o tamanho das porções para não cair em esparrelas. "Sem este cuidado, até os biscoitos cream-cracker podem ser prejudiciais", diz a nutricionista.

E não tem inocente neste grupo. A especialista faz uma lista dos alimentos mais perigosos para a sua dieta justamente porque, na maioria das vezes, eles são vistos como companheiros fiéis da alimentação leve. Mas alguns deles, além de terem calorias de sobra, trazem efeitos indesejáveis como irritação do estômago e até ansiedade. Guarde a lista com você e lembre-se dela na próxima vez em que decidir fazer uma lanchinho.


Barrinha de cereais: Rica em fibras melhora o funcionamento intestinal (uma ajuda e tanto para quem decide emagrecer). Mas não adianta caprichar no consumo de barrinhas e esquecer a hidratação.

Efeito contrário: as fibras ajudam a formar o bolo fecal, mas é preciso tomar muita água para umedecer as paredes do intestino. Do contrário, as fibras vão obstruir o final do intestino, causando prisão de ventre.

Refrigerantes Light e Zero: Por conterem água na sua composição, eles ajudam a hidratar o organismo.

Efeito contrário: apesar de não terem açúcar e calorias, estas bebidas contêm altas doses de corante, adoçante e sódio que, em excesso, podem provocar doenças, além de não possuírem nenhum valor nutritivo. O gás ainda distende o estômago e faz você comer mais do que habitualmente faria.

Torradas: Devido à sua textura, a torrada obriga você a mastigá-la mais, aumentando a saciedade.

Efeito contrário: as torradas têm a mesma quantidade calórica de um pão comum e quase nenhum nutriente, elas simplesmente perderam água ao assar. Não se engane na hora de comer e controle o número de fatias consumidas (cada uma tem cerca de 20 calorias).

Iogurte: Ele melhora o funcionamento do intestino caso seja consumido todos os dias, além de conter cálcio (mineral que ajuda na saúde dos ossos).

Efeito contrário: é uma fonte de gordura de origem animal e engorda se ingerido em grandes quantidades. Prefira a versão desnatada.

Café: Rico em cafeína, ele ajuda a diminuir a fadiga e tem poucas calorias (use adoçante no preparo).

Efeito contrário: pode causar hiperatividade e taquicardia se consumido em altas quantidades. A ansiedade, então, pode levar você a comer de forma compensatória, na tentativa de se acalmar.

Adoçantes: Eles são perfeitos para substituir o açúcar refinado.

Efeito contrário: existe limite para o consumo de adoçantes. Em grandes quantidades, eles promovem o acúmulo de resíduos tóxicos no organismo, levando a uma série de desconfortos como dor de cabeça, enjôo e tontura.

Cereais: Ricos em fibras alimentares, eles promovem a sensação de saciedade e ajudam no bom funcionamento digestivo e intestinal.

Efeito contrário: o consumo excessivo pode gerar cólicas, flatulência e sensação de irritação estomacal.

GLOSSÁRIO
Baixe o artigo em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.