segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GLOSSÁRIO - NATA

NATA
A nata ou creme de leite é a camada gordurosa do leite que se forma à superfície, muito utilizada em culinária e doçaria e também como principal ingrediente da manteiga.

No leite fresco em repouso, a porção gorda, mais leve que a água, forma uma camada de nata à superfície, que pode ser removida para uso posterior; esta nata tem apenas 30% da gordura do leite. Nos países industrializados, no entanto, a nata é extraída do leite por centrifugação e depois tratada termicamente para se conservar mais tempo.
Uma das formas mais conhecidas de utilizar a nata é batendo-a para lhe incorporar ar, tornando-se assim uma fina espuma que se pode misturar ao café no cappuccino, mas geralmente se mistura com açúcar muito fino, para formar o creme chantili.
Outra forma usual é adicionar nata a um molho de cozinhar carne, como no bife à Marrare ou, junto com cogumelos, no Estrogonofe.
A nata pode também ser fermentada para formar a nata ou creme azedo (sour cream), utilizado em algumas comidas dos Estados Unidos da América e também no borsch e nos pelménie da culinária da Rússia, Ucrânia e vizinhos. Uma outra fermentação produz uma espécie de queijo, por vezes chamado "queijo-creme".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.