terça-feira, 6 de outubro de 2009

SOBROU CREME DE LEITE FRESCO???


FAÇA CHANTILLY OU MANTEIGA!!!

CHANTILLY
O creme chantilly nada mais é do que o creme de leite batido e adoçado. Opcionalmente, pode ser aromatizado com essência de baunilha ou com licor. O creme de leite pode ser batido tanto com um batedor manual como na batedeira elétrica. Mas cuidado para não bater demais, pois o creme se separa e o resultado será soro e manteiga.


Dicas para não errar o ponto do chantilly
1) O creme de leite fresco deve estar bem gelado.
2) Para aumentar o volume do chantilly, resfrie o batedor e a tigela em que o creme de leite vai ser colocado. O melhor é deixar os utensílios no congelador por 1 hora.
3) No momento de bater, o recipiente com o creme de leite deve estar dentro de uma tigela com gelo ou água gelada. O resultado será um creme muito mais volumoso e leve.
4) Se preferir use aromatizante, como as essências, conhaque ou licor antes de bater o chantilly.


MANTEIGA
O processo de fazer manteiga é bastante simples. Basta bater o creme de leite fresco na batedeira. Na primeira fase ele vira chantilly mole. Na segunda fase ele fica bem firme e começa a granular soltando um líquido leitoso, nessa hora você pensa que alguma coisa deu errada, mas não se preocupe está tudo dentro da normalidade.
Pare de bater, escorra o líquido em uma caneca com uma peneira por cima. Em seguida comece a bater novamente. Mais uma vez o líquido irá aparecer, mas numa quantidade menor. Pare de bater e escorra o líquido novamente. Pela última vez comece a bater e dessa vez a manteiga surgirá. Após o creme ficar com uma cor amarela pálido, você poderá acrescentar o sal até o ponto desejado ou ainda outro condimento.
Essa manteiga não possui conservante, por isso sua durabilidade é pequena, não mais que sete dias. Tente consumir dentro desse prazo ou ela criará bolor mesmo estando na geladeira.


Baixe a receita em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.