domingo, 7 de fevereiro de 2010

CROISSANT

Aprenda a fazer um delicioso croissant e impressione seus familiares e amigos.

INGREDIENTES
1 1/2 xícaras (chá) manteiga para culinária
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de leite
1/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de sal
1 ovo batido


MODO DE PREPARO
Bata a margarina com 1/3 xícara de farinha. Coloque a mistura entre 2 folhas de papel manteiga, abra a massa com as mãos formando um retângulo e leve à geladeira por uma hora. Numa tigela, dissolva o fermento no leite e acrescente o açúcar, o sal, o ovo e mexa bem. Adicione a farinha aos poucos até a massa macia e não grudar nas mãos. Amasse por 5 minutos em uma superfície enfarinhada. Abra a massa num retângulo e coloque a mistura de manteiga que estava na geladeira sobre metade da massa.


Dobre a outra metade da massa por cima e feche os lados. Abra a massa novamente com um rolo. Dobre em três partes para ter três camadas. Abra a massa e dobre mais duas vezes da mesma maneira. Leve a geladeira e deixe crescer por 1 hora – pode ficar no máximo por 12 horas – corte a massa em 4 partes, abra cada pedaço com um rolo, deixando os outros na geladeira.

Corte em triângulo e enrole em direção a ponta mais fina. Coloque com a emenda para baixo e curve como uma meia lua. Distribua os croissant em uma assadeira levemente untada, cubra e deixe crescer até dobra de tamanho. Pincele uma mistura de gema dissolvida em leite por cima de cada um. Leve ao forno médio – 180º C – de 12 a 15 minutos. Evite abrir o forno nos primeiros 6 minutos.









Baixe a receita em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.